sábado, 27 de novembro de 2010

Londres - Inglaterra

Como de costume estou bem atrasado com meus posts. Fui em Londres já há mais de um mês atrás. Foram dias de muita andança, emoções, conflitos e encantamentos. É realmente um lugar incrível, com muita coisa para conhecer e fazer.
Fui com um colega brasileiro. Passamos bastante desconforto na ida, pois não dormimos, já que tínhamos que pegar o trem para o aeroporto de madrugada. Compramos a passagem muito barata pela ryanair (muito barata mesmo), mas essa empresa não opera no aeroporto de amsterdam, somente em Eindhoven, uma cidade que fica a umas duas horas de Leiden. Como devíamos estar no aeroporto às 7 da manhã, tivemos que pegar o trem às 4 da madrugada. Fomos sem dormir, cambaleando de sono ao longo do percurso. Ficávamos cochilando pelos cantos, no trem, na plataforma, no galpão de embarque, no avião em todo lugar. Apesar que não conseguia relaxar muito por medo de perder a parada do trem ou perder a hora de entrar no avião.
No fim, deu tudo certo, chegamos em Londres, e, apesar do cansaço, nos deslumbrávamos com tudo que víamos. Deixamos as malas no hostel, que por sinal gostamos muito. Tinha tudo que precisávamos, era limpo e havia cortinas nas camas, então dava pra dormir bem sossegado. Depois disso, fomos andar pelas ruas. Achávamos o máximo tudo que víamos. As cabines telefônicas típicas, vermelhas, os ônibus vermelhos de dois andares, as ruas com o sentido trocado, e os carros com o volante do lado direito.

Cabines telefônicas

ônibus de dois andares e estação de metrô

Sentido inverso

Descobrimos que nosso hostel era perto do British Museum, um dos museus mais famosos da Europa, então fomos lá conferir.

British Museum
O museu era imenso, demos uma olhada, mas resolvemos voltar depois com mais calma para olhar mais.
Depois fomos para King Cross Station. Meu colega queria porque queria ver o cenário do filme do Harry Potter, que ele ama. Inclusive tive que andar com ele procurando o tal local da plataforma nove e meio. Como estava achando tudo lindo ali, não vi problemas, mas estava muito cansado para ficar procurando algo que nem existe. Por fim, nem achamos, parece que o lugar onde deveria ser estava interditado. Coitado, ele ficou frustrado, mas enfim...em todo o caso, a estação é muito bonita, e vale a pena conferir.

King Cross Station

King Cross

Acesso aos trens

Em frente às plataformas

Dpois de lá, fomos comer alguma coisa e depois fomos para o hostel e capotamos na cama de tão cansados. No outro dia, acordamos cedo e já começamos a andança, havia um tour gratuito, e nós fomos lá conferir. O tour começava em Hyde Park Corner. Lá tinha o Wellington Arch. Um arco construído em homagaem a um duque que se chamava Wellington. Eles explicaram a história desse Wellington, mas eu não me lembro direito, além de que o cara falava um inglês extremamente rápido e eu não consegui acompanhar direito.

Wellington Arch

Um monumento com meu nome =D

De lá fomos para Westminister, onde tinha o Buckingham Palace. Este é a residência da monarquia britânica.

Buckinham Palace

Westminister


Depois fomos passando em vários lugares e monumentos conhecidos por lá, como por exemplo Nelson's Column, Whitehall, Leicester square, St. Jame's park, etc. Fomos à Trafalgal Square, onde fica a National Galley, um museu de artes que está entre os melhores junto com o Louvre. A praça era muito bonita e bem grande. Nesse dia, no entanto, apesar de termos visitado muitos lugares, não entramos em nada.

National Gallery

Trafalgal Square

Fonte e a National Gallery ao fundo

Passamos por vários lugares, mas como essa viagem foi longa, não vou ficar colocando tudo senão isso vai dar um roteiro turístico e não um post.
Enfim..depois de muitos lugares, fomos para o tão famoso Big Ben. Era lindo, mas depois eu vi ela durante a noite e vi que é muito mais bonito.

Big Ben

Depois, andamos nos entornos do Big Ben, onde haviam outros pontos turísticos, como a Westminister abbey e o Houses of parlament, e nos sentamos em um ponto para ouvir o guia falar mais um monte de coisas e finalizar as apresentações.

Westminister Abbey

Houses of Parlament

Enquanto ele falava, presenciei um grupo de pessoas pagando bundão no meio da praça, tive que tirar uma foto.

Bundão coletivo em Londres

Depois disso, o tour acabou e fomos andando. Meu amigo tinha que ir no banco do Brasil, já que aqui em Amsterdam não existe mais e ele precisava resolver un negócio. E lá fomos.
O setor dos bancos chamava Bank, e lá tinha banco de tudo quanto é canto do mundo. No caminho, acabei me separando do meu amigo, e desentedemos o ponto de encontro. Acabei esperando ele em um lugar e ele me esperando em outro. Quando já havíamos desistido e já estávamos tomando o rumo do hostel, nos encontramos em um outro local, onde não tinha nada a ver com o local em que combinamos. Encontrar alguém no meio de Londres é incompreensível. oO Mas enfim..
Nos arredores do banco tinha um monte de coisas legais, acabou sendo parte do tour.


Outro monumento com meu nome =D

De lá, já de noite passamos pela St Paul´s Cathedral, a catedral mais conhecida de lá. Já estava fechada, mas por fora era muito bonita.

St Paul´s Cathedral
St Paul´s
Nesse dia, saímos de noite procurando alguns bares ou boates nas redondezas do hostel, estávamos sem o passaporte, e em nenhum nos deixaram entrar. Acabamos descrençando de vez e voltamos para o hostel. Eu estava exausto, e minhas pernas quase não aguentaram chegar no hostel.
No outro dia finalmente entramos no British Museum e passamos um bom tempo lá.

Obra Sul-americana

O Guardião - obra africana

obra egípcia

Depois, fomos para estação Monument, onde realmente tinha um monument, bem alto e no topo havia uma escultura feita de ouro. Depois fomos para um dos principais pontos turísticos, onde havia a Tower of London e a Tower Bridge. Tinha bastante gente.

Monument

Tower of London

Tower Bridge

Nesse dia, encontramos os outros brasileiros e os estrangeiros que estavam viajando com eles. Todos de Leiden. Nós fomos para Londres antes deles, e no dia anterior, havíamos nos desencontrado, então só nos encontramos nesse dia. e saímos para comer alguma coisa.
No outro dia fomos ao Freud Museum, foi um dos dias mais bacanas, e o museu é muito interessante. O museu funciona na casa onde ele morou, e muitas das coisas são preservadas da forma como eram, inclusive o diva que ele usava, bem legal tudo, mas não podia tirar fotos lá dentro.

Por fim, fui ao London Eye, a maior roda gigante do mundo. Acabei indo sozinho porque os outros já tinham ido e o meu amigo não estava querendo ir. O dia estava maravilhoso, mas infelizmente a fila estava muito grande para entrar. Como já estava quase anoitecendo, preferi andar nas redondezas, aproveitar o dia lindo e tirar fotos do que esperar na fila.

London Eye

Cabines da maior roda gigante do mundo

Visão noturna do London Eye

Por fim, tive belíssimas visões do big ben (que era ali perto), ao entardecer e de noite. Só havia visto um dos lados dele e descobri que ele era ainda mais lindo do outro.

Big Ben ao entardecer

Minha preferida - Big Ben de noite

Com isso, encerramos a viagem, voltamos para o hostel, fizemos algumas coisas para comer e fomos para o aeroporto, onde tivemos que dormir pois o nosso voô saía muito cedo. A viagem de volta foi bem cansativa. Centro de Londres - Aeroporto de Londres - Aeroporto de Eindhoven - Estacao de trem de Eindhoven - Estacao de trem de Leiden - Pedalada até em casa. Viajar de Ryanair é barato, mas nem sempre vale a pena. Além da canseira, acaba tendo que pagar mais passagens de trem ou ônibus para chegar até os poucos aeroportos onde essa compania voa. Apesar do cansaço, Londres é realmente encantadora e vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Destino, pode ter sido uma viagem cansativa, mas suas fotos foram dignas, dignas de Londres. Em especial a dos bundões! Pra que Big Ben depois dessa? :B

    ResponderExcluir