quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

E o tempo passa...

Mais de um mês se passou desde o meu último post. Mais do que isso, quase seis meses já se foram desde que estou aqui na Holanda. Às vezes esse tempo passando, tão rápido, me assusta. Ao mesmo tempo olho para trás e vejo quanta coisa já foi vivida, em quanto chão eu já andei, quantos lugares lindos eu visitei, quanta coisa eu aprendi.
O tempo passa rasgando, sem dó, mostrando que o que ficou pra trás não volta mais.. O tempo se encarrega de anestesiar algumas feridas e adormecer certos sentimentos. Mas ele também mostra que algumas coisas não mudam facilmente..
Como pensar num tempo bem aproveitado, bem vivido? Me dá a impressão de que sempre vamos ficar com a sensação de que as coisas poderiam ter sido diferentes e o tempo melhor aproveitado. E é enlouquecedor..se dar conta disso tudo, uma vez que o tempo não pára nem para que você pense sobre tudo isso.
Talvez o erro esteja em olhar para trás dessa forma. Talvez as coisas aconteceram mesmo como deveria ter acontecido..por que não? =)
O tempo se encarrega também de mostrar o que vale mesmo a pena, e o que é melhor ser deixado de lado. Talvez não por indiferença ou porque não é importante, mas sim porque é um processo natural de reconhecimento do que te faz mal e bem, do que se consegue suportar ou não, e o reconhecimento de que a vida chama para ser vivida, e de que o tempo nem sempre pára para que as coisas se ajeitem e para que certas angústias sejam assimiladas.
Algumas coisas não estão a seu alcance, e outras só cabem a você..por isso não se deve mesmo responsabilizar os outros por suas atitudes e principalmente por seus sentimentos. Estes são o que você tem de mais seu..e por mais que os outros possam ferír seus sentimentos ou, em contrapartida, alimentá-lo, é só você quem vai mesmo lidar com eles.
Quando penso nos sentimentos, presentes e passados, penso quanta coisa perdeu a importância e quanta coisa passou a ser relevante. O tempo se encarrega de todas essas transformações, por mais doloridas que sejam. Às vezes há sentimentos que, por algum motivo, não te fazem bem, mas mesmo assim, ver esses sentimentos morrerem é um processo doloroso. Entretanto, necessário para que se possa prosseguir.
O tempo mostra também quem não se importa tanto com você, e quem realmente se importa. As primeiras esfriam e somem com o tempo..as segundas te mostram que o tempo pode e vai passar, mas que há histórias e lembranças em comum, construídas ao longo dele, e que elas são dignas de ser lembradas, revividas e reconstruídas.

O tempo passa..e não deixa de ser assustador. Ao mesmo tempo..é o que tem de mais fascinante, de transformador, e de prova de que tanto se viveu e tanto ainda há para se viver...

Um comentário:

  1. Lembrando (e atualizando) uma conversa: "não sei se isso é bom ou se é ruim... " Mas o que sinto é bom.

    =)

    ResponderExcluir