sexta-feira, 3 de junho de 2011

Barcelona - Espanha

Barcelona está entre as três cidades que eu mais gostei. É uma cidade linda e parece que tem de tudo lá. Gostei muito da atmosfera da cidade, gostei do transporte, da língua, gostei do atendimento nos lugares, da comida, dos preços das coisas, etc.
A cidade conta com um bom sistema de transporte como quase todo canto da Europa. Também é fácil transitar da e para as cidades do entorno de Barcelona, o que também descobri, já que fiquei na casa de um amigo brasileiro em Cerdanyola del Valles.
A língua por lá é o Catalão, a qual eu nunca tinha nem ouvido como era. Mas dá pra se comunicar em espanhol facilmente, já que quase todo mundo lá fala as duas línguas.
As pessoas nos estabelecimentos são receptivas e agradáveis, o que foi bem diferente da minha experiência na Itália e na França.
A comida aparentemente é boa, apesar de não ter provado muitas coisas típicas. Acabei ficando mais nos fast-food mesmo e jantar (bem brasileiro) na casa de meu amigo.
Os preços das coisas também é tranquilo, apesar de ser bem mais caro que Madri por exemplo (próximo post).

Lá visitei a igreja mais legal que já vi, a Sagrada Família, arquitetada pelo Gaudi, e que está em processo de construção há muitos anos. A igreja é bem diferente de todas que eu vi pela Europa, o que é algo bem interessante, já que, depois de algum tempo, as igrejas européias se parecem todas as mesmas. Eu fiquei realmente admirado com a arquitetura dela, e com a riqueza de detalhes. Por dentro também é bem peculiar, até valeu a pena os 10 euros (ai).

Sagrada Familia
Dentro da Sagrada Familia

Dentro da Sagrada Familia

Sagrada Familia

Há também o Parque Guell, enorme e peculiar, com construções (arquitetadas pelo Guell) bem diferentes do que estamos acostumados a ver..Como adoro essas coisas diferentes, tive muito o que gostar em Barcelona mesmo. O parque é um charme, e o dia estava muito bonito, o que contribuiu para que eu gostasse ainda mais.

Parque Guell

Parque guell

Barcelona também tem um porto e praia muito legais. Os dias estavam lindos quando estava lá, o que contribuiu muito mesmo. Apesar de estar um tempo bonito, estava um tanto quanto frio, sinais do inverno por vir. Na Holanda, na data que eu fui pra Espanha, estava em sua primeira grande nevada do ano. Por lá não tinha neve e nem era tão frio, mas fez um tanto suficiente para que ninguém ousasse entrar no mar.

Porto de Barcelona
Praia de Barcelona e o pôr-do-Sol

Monumento na praia de Barcelona
Além de tudo isso, tem muitas opções do que fazer â noite, com muitas festas e baladas de todos os tipos. Deu pra ver um cenário muito diversificado por lá na vida noturna. Viajei para Barcelona com um amigo brasileiro que também mora em Leiden. Nós andamos de lugares em lugares por lá. Mais uma peculiaridade é que a vida noturna começava depois da meia noite, e parecia ir até depois das 6 ou 7, pelo menos no Sábado.
Não mencionei a Rambla (especialmente para compras), uma rua com muitas lojas e barracas vendendo coisas das mais variadas. Naquele momento estava com decoração de Natal e os preços das coisas por lá, mesmo sendo a rua comercial principal, eram bem em conta. E também o mirante, onde dá pra ver toda a cidade, e muito mais que essa cidade tem a oferecer.
É uma cidade muito cosmopolita, com coisas de tudo quanto é tipo e pessoas de tudo quanto é cultura. Parece até que estou fazendo propaganda hehehe, mas me senti realmente muito bem por lá. Vale a pena demais essa cidade, e espero voltar um dia.

3 comentários:

  1. Well is blogging again, woohoo! ;)
    Nice photos, thanks for sharing :)

    ResponderExcluir
  2. Chocada com o interior da Sagrada Família!!

    ResponderExcluir
  3. Barcelona... Ta ai um lugar que eu sempre quis conhecer... e agora então... estou com mais vontade ainda...
    e essa igreja.. a Sagrada Família?! que lugar é esse? como diz a Nath.. Fiquei chocada, mas não só com o interior.. Arquitetura riquissima..
    ô vontade!!! ^^

    ResponderExcluir