domingo, 24 de outubro de 2010

Bruxelas - Bélgica

A minha primeira viagem para fora da Holanda foi para Bélgica. É o país mais perto e mais acessível daqui. Há trens a toda hora, o preço não é caro, e não são nem três horas de viagem. Além disso, tenho uma amiga brasileira lá, e foi muito bom revê-la, além de que fui hospedado por ela e tive momentos muito bons por lá. Quando temos algum conhecido no lugar de destino é bom não somente pela hospedagem, mas porque temos uma compania que conhece o local melhor e tudo passa a ser bem mais tranquilo e divertido. Para lá, viajei sozinho, inclusive passei o primeiro dia andando sozinho por lá. Tentei chamar algumas pessoas para irem comigo, mas o difícil dessa história, é que cada um tem horários diferentes e as vezes fica bem difícil conciliar. Mas foi tudo muito bom.
Fiquei tenso, com medo de pegar o trem errado, porque aqui, como eu já disse anteriormente, é "Do it Yourself". Eu havia imprimido um papel com o nome do trem e o numero da plataforma em que eu deveria pegá-lo, mas chegando lá eu resolvi perguntar para diferentes funcionários, só para confirmar, e tive 4 informações diferentes da do papel. oO Perguntei para a atendente do balcão, para o serviço de informação, para um funcionário na plataforma e para uma pessoa que estava esperando um trem. Cada um falou uma coisa diferente e eu resolvi confiar no papel. Inclusive uma delas falou que o trem que constava no papel não ia passar mais. Mas enfim..ainda bem que confiei nele, e deu tudo certo.
A viagem de trem foi bem tranquila. Dormi parte dela, já que não tinha dormido bem na noite anterior. O trem era de boa, e sinceramente, até agora acredito que seja a melhor forma de viajar. Infelizmente é a forma mais cara também, o que dificulta as vezes.

No trem

Chegando lá já senti um pouco de dificuldades com a língua. A Bélgica é uma cidade bilíngue. Tudo lá é traduzido para o francês e para o holandês.

Francês e Holandês na estação central
Entretando, pouca gente fala inglês, mais o povo jovem. Para comprar o ticket de metro, o cara achou ruim eu falar em inglês, e foi bem grosso. Para pedir informação também foi meio complicado.
Logo de cara, ao sair da estação, havia um monte de ônibus oferecendo Tour pelo centro da cidade. Inclusive o cara falava português e me deu um mapinha do tour e tentou me convencer a participar. Disse que de meia em meia hora saía um, e o tour durava uma hora e meia. Peguei o mapinha, e fui ver os lugares a pé mesmo. Estava com tempo, e não compensaria pagar pelo tour, sendo que era tudo perto dali.
Primeiro ponto era a Kathedraal. Uma catedral onde todo mundo estava tirando fotos.

Kathedraal

Uma coisa muito legal da Bélgica é a arquitetura. Prédios esguios e longos são bem característicos. Uma coisa engraçada é que, diferente da Holanda, onde a arquitetura é toda estilo antigo, lá você vê uma construção antiga do lado de uma moderna. Dá a sensação de uma grande desordem.

Parlamento Federal

Depois fui para o Parlamento Federal (foto acima). O lugar era até bonito. Lá conheci uma belga bem gente boa que me deu algumas informações sobre a cidade. Depois, fui andando para o Palais Royal (francês) ou Koninklijk Paleis (Holandês) (foto abaixo).

Koninklijk Paleis / Palais Royal

Depois, fui andando em direção ao próximo ponto, observando as construções, monumentos e praças da cidade. Bem bonitos por sinal.






Nesse dia, passei um apuro. Enquanto andava pela cidade, resolvi desligar o meu celular pra não correr o risco de ficar sem bateria, já que precisaria do celular para ligar pra minha amiga às 16 horas. Quando fui ligar o celular, pediu o código PIN. oO Eu nunca havia usado aquele código PIN, e não fazia a mínima idéia de qual número seria. Fiz algumas tentativas como 0000 ou 1234 e acabei bloqueando o chip. Tava tudo danado. A minha amiga havia me dito o metrô e depois o ônibus que eu deveria pegar até a casa dela. Mas ficou de eu ligar pra ela pra confirmar e pra ela me explicar direitinho e como faria quando chegasse lá. Ou seja, tava fudido. Mas resolvi ir e ver o que que dava.
Pra complicar ainda mais, haviam duas estações com o mesmo nome. Arrisquei uma delas, e ainda bem que era a certa. O murphy devia estar de férias. Quando cheguei no local vi que era o campus da Universidade Erasmus Hogeschool Brussel. Lá perguntei pelo alojamento e algumas pessoas me indicaram. chegando lá, encontrei um brasileiro que havia conhecido no aeroporto, e ele me levou ao quarto da minha amiga, que ficou surpresa em me ver lá sem ter ligado. No fim, então, deu tudo certo. =D
Lá, haviam vários brasileiros, inclusive da UFG. De noite, estava bem cansado, mas terminamos a noite bebendo sangria e assistindo vídeos na internet.
No outro dia, seria o Orientation Day da universidade. Achei bem legal pegar esse dia, pois teve vários eventos e deu pra conhecer muito da cidade pela perspectiva dos estudantes de lá.

Orientation Day - Erasmus Hogeschool Brussel

Teve palestras sobre a cidade e sobre a universidade. Depois, teve um mega almoço. Nem deu pra comer tudo que tinha.

Intervalo

Almoço europeu

Depois, teve um tour pela cidade. Primeiramente, visitamos o Palácio da Justiça, e depois fomos em direção ao Grand Place. No caminho, fui observando as ruas, as pessoas e a cidade como um todo.




No caminho, iam tendo algumas provas. Paramos num bar para respondermos um Quiz sobre a cidade.
Chegando no Grand Place, o lugar era incrível, era uma praça com todas as construções muito bonitas. E estava tendo um show também (não sei de quem).

Grand Place

Grand Place

Grand Place

Grand Place

Grand Place

Grand Place

Show no Grand Place


Lá, teve outra prova: passar batom e pedir um beijo para as pessoas na rua. Eu não participei dessa, tava meio tímido hahahah mas fiquei rindo e tirando fotos das pessoas. Inclusive, gravei um vídeo.





Depois disso, fomos ao Manequin Piss. Esse é um monumento famoso na cidade. É uma estátua de um menininho fazendo xixi. Eu achei super sem graça, mas é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. E cada vez o menino está vestido de um jeito.

Mannekin Piss


Lá, tivemos outra prova. Entrar na foto dos turistas que estavam lá. E ainda tínhamos que tirar uma foto da foto. Quem tirasse mais fotos bem sucedidas junto com os desconhecidos, ganhava.

Alguns alunos da EHB entrando na foto alheia

Depois disso, tivemos outra prova, em outro lugar. A prova era ganharmos 13 euros, seja lá como for. Cada grupo tinha que inventar uma forma de ganhar dinheiro na rua. Sem saber o que fazer, começamos a dançar salsa no meio da rua. Mas ganhamos apenas 5 euros hauehuhw.

Depois de acabado o tour. Fomos para um bar, onde ganhamos bebidas. Na bélgica, tem vários tipos de cerveja. Tem de tudo quanto é sabor e das mais fracas até as mais fortes. Depois disso, teve uma festa de encerramento, que foi meio sem graça, mas deu pra dançar um pouco e conhecer muita gente.
No outro dia, fomos ao Atomium. A "Torre Eiffel" da Bélgica. O monumento é enorme e consiste em uma representação, ampliada em 165 bilhões de vezes, do átomo de ferro.

Atomium

Atomium visto de baixo


Atomium


O Atomium é realmente interessante e muito bonito de se ver. De noite parece que as bolas ficam iluminadas. Eu não tive oportunidade de ver, mas parece ser muito bonito. Uma cena interessante que eu vi, foi um casal recém casados (bota recém casados nisso) nos arredores do Atomium.

Recém casados


Por fim, fomos à Mini-Europe. É um lugar onde se encontram miniaturas dos principais monumentos europeus. As miniaturas são bem fiéis aos originais, foi um passeio legal.

Mini-Europe

Mini Big Ben

Mini Torre Eiffel

Mini tourada espanhola

Mini Budapeste

Mini Athenas

Depois disso, encontrei com uma amiga que está morando aqui na Holanda também, e voltamos juntos no trem. A viagem foi curta, mas foram momentos muitos legais que passei na Bélgica. Grato aos dias que passei lá e à Gleidna também, minha amiga de lá,  por ter me proporcionado momentos tão bacanas.

3 comentários:

  1. Não sabia disso de seguir através do blog e etc. Se voce nao me falasse....Ando meio por fora dessas coisas..
    Parece perfeito aquele almoço hein, primo...Batata, frango... Hmmmmmm! :D
    Saudades!!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a parte do Murph de Férias... rsrs..

    Que lugares legais...a arquitetura é muito interessante..
    Sem falar das miniaturas europeias e do Atomium.. sensacional...
    ô vontade!!!
    saudades...
    amooo

    ResponderExcluir
  3. As intervenções pessoais em meio às descrições foram tão "a sua cara"... =)

    "E estava tendo um show também (não sei de quem)."
    Vi o vídeo e descobri. Sabe de quem se tratava? Switchfoot!
    Isso! A banda linda que tocou em Bruxelas é a mesma do show que eu e a Pê fomos, daquelas músicas que você adorou.
    Mais uma do Destino hein!

    ResponderExcluir