domingo, 17 de outubro de 2010

Sobre a vida universitária em Leiden

Leiden é uma cidade pacata. Apesar de ter festa de segunda a segunda, é uma cidade, onde quase tudo fecha às 17 horas. Nos bares, que não sao tantos, dificilmente se entra após a 1 hora da manhã. Muitas vezes rola uma festinha em alguma casa ou algum complexo estudantil, uma vez que estudantes aqui é o que não faltam. A galera internacional principalmente, sempre tem algo organizado para os estudantes internacionais. Mas fora isso é uma cidade tranquila até demais, com as bicicletas barulhentas circulando e os mesmos cenários. Como uma típica cidade de interior, se quiser encontrar alguém é só sair para dar uma volta pelo centro.
A faculdade é bem diferente do Brasil. Horas de aula não são muitas, tem que estudar mais por conta, em casa. Muitas tarefas pra fazer, os chamados "assigments", muitas leituras e pouco acompanhamento. 
Um dos lemas da Holanda é o "Do it yourself". Talvez já tenha citado isso anteriormente. Aqui você não pode esperar muito que façam as coisas por você. Um bom exemplo, é a fotocopiadora, que você mesmo opera. Todo o conteúdo é ministrado através do "blackboard", uma rede na internet no qual se acompanha tudo que há para ser acompanhado sobre as matérias. Se ocorrer alguma mudança em alguma aula ou conteúdo, e você não ter visto, o problema é seu, pois deveria ter acompanhado no "blackboard".
Estudar em inglês não é fácil. Venho tendo dificuldades desde o início. Dificuldade que já vem de muito tempo pela falta de concentração, mas que tem sido maior aqui em se tratando de ter que estudar em outra língua. Fazer os trabalhos tomam grande parte do meu tempo. São horas para escrever umas poucas páginas.
No momento estou preocupado com uma prova que tenho semana que vem. Realmente minha dificuldade de estudar tem sigo grande. Espero que dê tudo certo, e que eu tenha boas notícias. =)

2 comentários:

  1. Nossa, de fato bem diferente daqui. Será que a Rosário estudou aí? O lema dela também é "do it yourself"
    rsrs
    Sobre a língua, com o tempo vc vai se acostumando e pegando o jeito. Por enquanto, paciência.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Well tava com saudades de ler noticias por aqui!! Eu te entendo totalmente, lembro que tbm senti muita dificuldade de estudar em outra língua, mas é assim mesmo, só precisa se dedicar e pegar o jeito ai o negócio vai, sempre fico impressionada com a sua capacidade de descrever exatamente o que acontece, tipo a mesma impressao que vc tem de Leiden eu tive e tenho, mas vc escreve isso de forma tal real, para as pessoas q nao sabem, penso q devem conseguir enteder perfeitamente.
    Vai ter boas not[cias sim, boa sorte nos seus exames!! bjaoooo.
    Gabi.

    ResponderExcluir