quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Apresentação

Olá!
Estava ensaiando para fazer este blog a algum tempo. Gostaria de ter feito isso antes, enquanto ainda estava no Brasil, assim como me sugeriram, mas enrolei até que em fim está pronto. Até hoje não havia manifestado desejo de ter um blog, mesmo nos dias que seguiram a viagem para a Holanda. Hoje vejo que um blog pode ser uma forma prática de me comunicar com alguns brasileiros os quais têm interesse em saber o que tem acontecido comigo, relatar os acontecimentos, expressar emoções (em português), sem diretamente falar especificamente para alguém, já que tenho tido dificuldades de manter contato com o pessoal em função da diferença de fuso horário ou mesmo por questões de dificuldade de acesso de alguns amigos e familiares. É também uma forma de eu me sentir mais próximo de algumas pessoas que gosto e que sei que possivelmente acompanharão minha trajetória. Outro motivo é como uma forma de lembranças para mim mesmo. acredito que vai ser muito divertido ler o que eu postar aqui daqui a um ano. Além disso, esse blog pode ajudar, de alguma forma, algum brasileiro que queira se aventurar numa experiência de intercâmbio para outro país, em especial o país em que me encontro, assim como tem me ajudado ler alguns blogs de pessoas que já viveram ou viajaram pela europa para me informar sobre como algumas coisas funcionam por aqui.
Gostaria de ter feito o blog antes, já que estou na Holanda a pouco mais de duas semanas, e muita coisa já aconteceu até então. Apesar disso, vou tentando postar de forma resumida um pouco do que já vivi aqui. 
Escolhi o nome do blog pensando em um espaço onde poderei arquivar relatos que posteriormente me servirão de lembrança ou a outras pessoas. Quando penso em um bagageiro, penso não só no sentido de um lugar para colocar malas e bagagens (o que também veio a calhar por se tratar de um blog de um viajante), mas também pensando num bagageiro enquanto um lugar onde se acumulam lembranças, momentos, histórias, alegrias, dores, angústias, pessoas, culturas, conhecimentos. Fico a pensar como se torna pequeno nosso bagageiro diante de tantas experiências que o mundo é capaz de nos propiciar. Ao mesmo tempo penso como é grande a capacidade que temos de armazenar tantas lembranças e emoções, e de como vamos aprendendo a manejar o nosso bagageiro de forma que possamos suportar a carga. Muitas vezes temos que selecionar o que queremos que continue na viagem, o que muitas vezes é extremamente difícil, deixando para trás elementos os quais nos pesam por demais ou simplesmente não nos cabem mais, abrindo espaço para novas experiências as quais farão, junto ao bagageiro, parte de nossa trajetória.

2 comentários:

  1. "Ao mesmo tempo penso como é grande a capacidade que temos de armazenar tantas lembranças e emoções, e de como vamos aprendendo a manejar o nosso bagageiro de forma que possamos suportar a carga."

    Ohn! Que lindo. Você é lindo.
    Daqui nós também carregamos sua bagagem. =)

    ResponderExcluir
  2. Muito mais do que manejar o nosso bagageiro, aprendemos que após a experiência de viver o momento presente com tamanha disponibilidade interna, é perceber que você nunca mais será o mesmo. Boa aventura! Estarei te acompanhando e tentando sentir um pouco de toda essa maravilha! Bjs, tia Flávia

    ResponderExcluir