domingo, 26 de setembro de 2010

Amsterdam

Amsterdam é uma cidade muito peculiar. A primeira impressão é de uma cidade um tanto quanto "Busy". Não achei uma expressão em português tão boa para descrever, busy traduzindo-se literalmente significa ocupada, mas acho que quero dizer que é um tanto quanto agitada. Ao mesmo tempo que tem um ar rústico, de cidade pacata, com seus lindos canais e barquinhos atravessando-os, é uma cidade onde parece que tudo acontece.
Para começar, as ruas principais são dividas nos espaços para passar os carros, nos trilhos do tram, nas ciclovias, nos canais onde passam barcos, e nos locais para os ônibus.

Trilhos do tram à esquerda, calçada para pedrestres no meio, estrada para carros adiante, ciclovia à direita, barcos nos canais e ônibus do outro lado.

As construções são bem estreitas e grudadas umas nas outras. Dá a sensação de aproveitamento de espaço. Geralmente são no estilo antigo, e diga-se de passagem, as casas e estabelecimentos são muito bonitos. Não há prédios grandes, geralmente se vê no máximo de 4 andares.

Prédios pequenos e grudados

Um dos pontos interessantes é que a cidade parece não dormir. Pelo menos nos fins de semanas (que é quando eu visitei Amsterdam) é possível encontrar algumas lojas fechando só às 2 da manhã, e há um grande movimento nas ruas em qualquer horário da madrugada. Lá pelas 5 horas, as pessoas parecem começar a irem para suas casas, mas outras já começam a acordar para suas rotinas diárias. Ou seja, a vida noturna é bastante badalada, e com muitas opções por toda a cidade.

Leidsplein

Amsterdam Centraal
Na cidade há vários cafés. Geralmente são pequenos, mas bem ajeitados. Há algumas ruas que possuem vários em sequência, e você pode sair de um e entrar no outro caso algum em específico não te agrade.

Reimbrantsplein
A cidade é quase que metade ocupada por estrangeiros. É uma cidade bastante internacional. Nas ruas é difícil dizer um tipo de pessoa típica de lá, já que se encontra várias etnias por lá. Também se escuta diversas línguas por onde se passa. Já vimos vários brasileiros andando por lá. Enfim, é realmente uma cidade muito interessante pela diversidade cultural.
A respeito da fama de liberal que a cidade tem, pelo menos eu percebi que maior parte dessa fama toda é feita pelos estrangeiros, e não pelos próprios holandeses. Por algumas experiências que tive percebi que as pessoas holandesas mesmo são mais conservadoras. E mesmo assim, nem tudo é como as pessoas pensam. Para começar, não é permitido fumar maconha em qualquer lugar. Algumas pessoas fazem isso, mas isso é como fazem em qualquer lugar do mundo, mas não é legalizado por aqui também. O que é legalizado é fumar nos coffee shops, tipo bares específicos para isso, onde tem até cardápio com os diferentes tipos e sabores de maconha que você pode escolher. Geralmente não é muito barato, e você só pode consumir até 5 gramas.
Sobre a famosa Red Light Street, é realmente muito interessante conferir. Há várias garotas nas vitrines nas mais diversas situações. Chamo a atenção para três que foram bem inusitadas. Uma estava falando no celular e enrolando o cabelo, sentada na cadeira, e com as pernas pra cima, sobre a mesa. Outra estava lavando louças, e fez cara de sexy pra gente enquanto lavava. Uma outra já foi abrindo a porta (eletrônica) pra gente com um botão para que entrássemos. 
No geral prefiro Leiden para morar pela tranquilidade e pela maior beleza da cidade (na minha opinião). Mas Amsterdam é realmente uma cidade incrível, e muito boa para passear e passar algumas noites a fora (ou a dentro). É realmente uma cidade peculiar e indispensável para quem vem conhecer a Europa.

I amsterdam

2 comentários:

  1. Pelo q parece temos uma impressão meio errada da Holanda neh?! Achava que por ai era tudo liberado, em qlquer lugar..
    Parece ser uma cidade bem legal pra diversão e lazer...
    Ao contrario da nossa Goiânia neh?!

    amoooo Homiiii
    saudades

    ResponderExcluir
  2. nossa...é muito lindo!!
    mais ou menos igual gyn mesmo né!!!
    hummmmmmmm....
    aproveita muito well...e deixa mais fotinhas
    aqui pra gente sentir uma inveja bem boa de vc!!!
    bjooooooo!!!
    adolo vc!!!
    saudadessssssss
    Taísa

    ResponderExcluir