terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os primeiros dias em Leiden

Logo cedo peguei o tram para a estação de Amsterdam e depois o trem pra Leiden. Minhas mãos já estavam quase dando calo de tanto carregar as malas. Não via a hora de entrar no meu quarto logo. Cheguei no visitor center, assinei umas papeladas, e enfim peguei a chave \o/
Peguei um ônibus para casa. Aqui, ao contrário da onde eu vim, os ônibus são muito organizados, pontuais e tranquilos de andar. Só são um pouco caros. Transporte em geral aqui é bem carinho, especialmente trens e trams.
Quando cheguei nem acreditei. O lugar que eu ia morar nunca me pareceu tão bonito. Aqui é um grande complexo de estudantes com 16 blocos, cada um com 8 casas, e cada casa com 4 quartos. Ou seja, mais de 500 estudantes, e grande parte deles internacionais. Pra falar a verdade, não gosto muito daqui, ainda mais por ser meio longe, mas naquela ocasião, com o cansaço que eu estava, pareceu que era o melhor lugar do mundo.

Redondezas de onde eu moro - lugar bem tranquilo - ponto de ônibus


Quando cheguei, comecei a arrumar  minhas coisas e uma das minhas colegas de casa bateu na minha porta. Se apresentou pra mim e me deu as boas vindas, ela é chinesa, e muito simpática. Me chamou pra almoçar, comida chinesa heheh Tava bom até. ^^
Tinha também meu outro colega, da Bulgária, que apareceu um pouco depois comendo batatas. Dou ênfase nas batatas porque até agora, em quase um mês, não vi ele comer outra coisa. No outro quarto ainda não tinha ninguém, a pessoa ia chegar depois.
Agradeci pelo almoço e fui terminar de arrumar minhas coisas. Depois de me instalar fui dar uma volta pelo centro da cidade. Conhecer as coisas, comprar algumas, e respirar o ar da cidade. Tirei os três primeiros dias para isso. 
O primeiro susto que levei foi ver coisas em holandês para tudo quanto é lado. Em amsterdam é um pouco diferente, muitas coisas na rua têm tradução em inglês também, mas aqui não é tão assim. O mais engraçado é que você ouve todo mundo falando holandês, mas se você chega e fala "Hello" ou "Excuse me" tudo se transforma, como uma tecla SAP, e de repente a pessoa começa a falar um inglês fluente com você. E o mais incrível é que quase que 100% das pessoas são assim. Com o tempo fui descobrindo algumas exceções, mas no geral, as pessoas falam inglês muito bem, pelo menos bem melhor do que eu falo.
Ainda não sei direito como isso acontece, mas aqui na holanda muitas pessoas falam três ou mais línguas. Pelo que tenho visto, as pessoas aprendem na escola mesmo. Por tudo que eu já ouvi, acho que posso falar que o sistema educacional aqui é muito bom, o que não é novidade.
Ir no supermercado foi o mais engraçado. Tudo em holandês. Eu tinha que virar pra pessoa que estivesse do lado e perguntar o que era aquilo, e a pessoa me explicava. Foi engraçado uma vez que uma tentou me explicar qual era o sabor do macarrão instantâneo. Confesso que até agora não sei, mas até que era gostoso. Teve uma também que eu pedi pra me explicar o tipo do shampoo. Outra coisa que achei bom, é que as coisas no supermercado não são tão caras quanto a maioria das coisas por aqui. Consegui comprar macarrão e extrato de tomate, 6 caixinhas de "Toddynho" (heheh), 1 pacote de biscoitos, 10 caixinhas de suco de maçã, um shampoo e doze rolos de papel higiênico por 7 euros. Depois, ainda acabei descobrindo que eu tinha ido era num dos mais caros supermercados.
Nesses primeiros dias, vi o quanto que, apesar de tudo estar sendo lindo, seria também difícil de me adaptar. Hoje acho que não foi tão difícil assim, mas o ruim é que aqui eu vou ser sempre estrangeiro, só de chegar falando inglês todos já sabem que você não é daqui, e nem que eu estude holandês o ano inteiro vou saber falar bem em um ano.
Uma coisa que me chamou a atenção também, foi ver uma diversidade grande de pessoas. É claro que a maioria são brancos, grandes, loiros e olhos azuis, mas há muitas pessoas de vários tipos e de vários lugares diferentes. 
Acho que já nesses dias comecei a me apaixonar pela cidade. O clima me agradava muito, e a cidade é um charme. Naquele momento parecia ser muito gostosa de se viver, o que só veio a se confirmar mais tarde.

Moinho próximo à estação central

2 comentários:

  1. Desta rotina não me canso:
    todo dia,
    tudo de Novo!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Lendo o que vc escreve sobre sua nova rotina, dá uma vontade de experimentar tudo isso.. e também de ter vc aki de volta, pra nossa rotina antiga...

    Tanta saudade!
    Obs.: amei a foto do ponto de onibus.. mto lindo o lugar...

    ResponderExcluir