sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O inverno e o Natal

O inverno chegou por aqui. Já está nevando desde o mês passado. Não neva direto, a neve vem, fica uma semana e vai embora, depois vem de novo. Quando tá nevando é lindo, mas depois que a neve vai embora as ruas ficam uma nojeira, e ainda ficam escorregadias. A temperatura já chegou a -8, mas costuma ficar em torno dos -2. Parece que foi um dos anos que nevou mais cedo nos últimos tempos. 
Quanto ao Natal, este é o meu primeiro longe da família..ao mesmo tempo, um típico natal de filme, com bastante neve lá fora, árvores de natal coloridas e esbranquiçadas de neve, coros de natal pelas ruas. O feriado de Natal não é tão comemorado na Holanda. Aqui, comemora-se mais o Sintarklaas (quase um papai noel), que é no começo de dezembro. Mas também, os que comemoram o Natal, geralmente o fazem no dia 25 ou 26.
Apesar de ser apenas uma data comercial, nessa época, o sentimento de saudade aumenta bastante e às vezes, nos pegamos mais sensíveis. Deve ser o grande clima natalino que acaba nos contagiando. Em todo o caso, gostaria de desejar um Feliz Natal a todos os que, de alguma forma, fazem parte da minha vida. A todos os quais eu sinto tamanha saudade e os quais eu gostaria de dar um grande abraço nesse dia. Que vocês aproveitem bastante essa noite com as pessoas queridas, e comam muito também.
Abaixo, algumas fotos do cenário de Leiden, no início do inverno. =) Essa cidade me encanta a cada dia..

Árvore de Natal esbranquiçada
redondezas de onde eu moro
Beestermarkt

Um comentário:

  1. Realmente o natal aumenta nossa sensibilidade...
    Como foi bom falar com vc no dia 24...
    Amo tanto.. e a saudade so aumenta...

    ResponderExcluir